Atualidades
BACTÉRIA SOCIAL
24 de agosto de 2009
Por Thiago Romero

Agência FAPESP – Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovaram que a maior prevalência da infecção pelo Helicobacter pylori, espécie de bactéria que infecta o revestimento mucoso do estômago humano, está relacionada à condição socioeconômica da população, ocorrendo com mais frequência nos primeiros meses de vida em crianças de baixa renda.
Leia mais...
 
ASPECTOS PRÁTICOS DA PREVENÇÃO DOS CÂNCERES MAIS INCIDENTES NO BRASIL
27 de maio de 2009
Em nosso meio, a maioria dos diagnósticos de câncer é feita quando o mesmo já está em fase avançada, com poucas chances de cura e alto custo do tratamento. Ao contrário, os casos diagnosticados nos programas de prevenção de câncer são, na sua maioria, em estádios iniciais, permitindo altas taxas de cura, com procedimentos mais simples e com menor custo.
Embora a medicina esteja em constante evolução, os trabalhos científicos já realizados comprovam a eficácia da prevenção, no que diz respeito à diminuição da mortalidade, apenas para o câncer de mama, o de colo uterino e o câncer colorretal.
Leia mais...
 
GENES DA METÁSTASE DO CÂNCER DE MAMA SÃO DESCOBERTOS
08 de maio de 2009
GENES DA METÁSTASE DO CÂNCER DE MAMA SÃO DESCOBERTOSAgência FAPESP – Três genes com papel importante na metástase do câncer de mama foram identificados por um grupo de cientistas dos Estados Unidos, Espanha e Holanda. Os genes medeiam o processo por meio do qual as células se espalham do local do tumor original para o cérebro.
O estudo, que ajuda a compreender melhor os mecanismos por meio do qual ocorre a metástase, teve seus resultados publicados nesta quarta-feira (6/5) na edição on-line da revista Nature. A metástase é responsável pela maior parte das mortes de câncer e ocorre quando células tumorais adquirem a capacidade de escapar de sua localização original e invadem tecidos saudáveis em outras partes do corpo.
Leia mais...
 
VITAMINA D E RISCO DE GRIPE
25 de fevereiro de 2009
Agência FAPESP – A deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de contrair gripes e resfriados, segundo estudo publicado na edição de 23 de fevereiro da revista Archives of Internal Medicine.

O mais abrangente estudo sobre a associação entre vitamina D e infecções respiratórias já feito foi conduzido por pesquisadores da Universidade do Colorado e dos hospitais Geral de Massachusetts e Infantil de Boston, nos Estados Unidos.
Leia mais...
 
CÂNCER E SOBREPESO
14 de janeiro de 2009

Dia Mundial de Combate ao Câncer (08 de abril)

A UICC (União Internacional de Combate ao Câncer) lançou a campanha mundial “Eu amo a minha infância saudável e ativa” com o objetivo de alertar para a relação direta entre obesidade e incidência maior de câncer. São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários.
Leia mais...
 
UNIVERSITÁRIOS QUEREM CRIAR 'CERVEJA ANTICÂNCER'
19 de outubro de 2008
Um grupo de estudantes da Universidade Rice, no Estado americano do Texas, pretende criar uma cerveja transgênica que contém resveratrol, uma substância química presente no vinho que tem se mostrado capaz de reduzir os riscos de câncer e doenças cardíacas em experiências com ratos de laboratório.

Os estudantes estão tão entusiasmados com o projeto que vão inscrevê-lo no maior concurso internacional de biologia sintética, o iGEM (International Genetically Engineered Machine), que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro em Cambridge, no Estado americano de Massachusetts.
Leia mais...
 
CONEXÃO DE RISCO
30 de setembro de 2008
Agência FAPESP – Um estudo feito nos Estados Unidos acaba de revelar pela primeira vez uma ligação genética entre obesidade e risco de desenvolver câncer colorretal.

Segundo os autores, a descoberta pode levar à exames mais eficientes para diagnosticar um dos principais tipos de tumores que atingem tanto homens como mulheres. Os resultados da pesquisa serão publicados no Journal of the American Medical Association (Jama).
Leia mais...
 
ALIMENTOS CONTRA O CÂNCER
09 de setembro de 2008
Agência FAPESP – Por Thiago Romero

Uma alimentação rica em alguns tipos de folhas, vegetais e frutas pode prevenir o câncer de colo uterino. A conclusão é de um estudo feito pela nutricionista Luciana Yuki Tomita com 1.378 mulheres atendidas em dois hospitais públicos da capital paulista. As voluntárias responderam a questionários sobre tipos de alimentos, tamanho das porções e frequência de consumo no ano anterior ao do estudo.
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>

Resultados 25 - 32 de 32