SOJA REDUZ MORTALIDADE E RECORRÊNCIA DO CÂNCER DE MAMA, SEGUNDO ESTUDO PUBLICADO NO JAMA PDF Imprimir E-mail

Estudo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA) mostra que o consumo de soja é inversamente associado à mortalidade1 e à recorrência do câncer2 de mama. A soja é rica em isoflavonas, compostos químicos fenólicos amplamente distribuídos no reino vegetal, pertencentes à classe dos fitoestrógenos.

Os fitoestrógenos agem de maneira semelhante, mas mais fraca que o estrogênio humano. Acredita-se que as isoflavonas presentes na soja tenham potencial efeito anti-estrogênico e inibam enzimas envolvidas em processos de carcinogênese.

Estudou-se uma população de 5042 mulheres que sobreviveram ao câncer2 de mama na China. A idade das participantes variou entre 20 e 75 anos. Os diagnósticos foram realizados entre março de 2002 e abril de 2006, com acompanhamento até junho de 2009. Avaliou-se a associação do consumo de soja, após o diagnóstico3 do câncer2 de mama, com a mortalidade1 total e a recorrência deste tumor4.

Os resultados mostram que o consumo de soja é inversamente associado à mortalidade1 e à recorrência do câncer2 de mama. Esta associação foi evidente tanto em mulheres com receptor de estrogênio positivo, como naquelas com receptor negativo, e estava presente tanto nas usuárias de tamoxifen como nas que não usaram a medicação.

Fonte: JAMA, volume 302, número 22

 
< Anterior   Próximo >